ACENDENDO SUA CHAMA INTERIOR


Nos últimos tempos, diversas habilidades passaram a ser exigidas dos ocupantes de funções gerenciais dentro do Serviço Público, a exemplo do que já ocorria na iniciativa privada.
Tais exigências surgiram como consequência dos pífios resultados obtidos nas organizações públicas, com honrosas exceções, e pela constatação de que a maior riqueza disponível nas mesmas – as pessoas – nunca havia estado no centro das atenções, desvalorizada na cadeia produtiva do geralmente ineficiente e oneroso Serviço Público.
Mais recentemente, lançando um novo olhar sobre o funcionamento do Poder Judiciário, provocadas pelas Instâncias superiores e pelo Conselho Nacional de Justiça, as organizações públicas, considerando os legítimos anseios dos destinatários de seus serviços e diante da forma burocrática de gestão adotada até então, deram inicio a um movimento de modernização administrativa.
Esse novo formato, baseado em modelos adotados pela iniciativa privada, com o fito de provocar a quebra de paradigmas e transformar gradativamente nossos resultados, ensejou a introdução de um novo estilo de liderança com ênfase na gestão de pessoas.
Cientes de que vivemos mergulhados em uma sociedade em constante transformação, como líderes precisamos cuidar de nosso próprio entusiasmo e voltar nosso foco de atenção para nossos colaboradores diretos, aqueles que fazem parte de nossa Equipe de trabalho.  
Precisamos nos comprometer com a mudança: com a mudança de nós mesmos, dos outros e da realidade em que atuamos. Para tanto, é preciso sair de nossa zona de conforto, que nos traz tranquilidade e segurança, e adentrar em zonas turbulentas, tendo a coragem necessária para desbravar territórios nunca percorridos.
Como agentes de mudanças, nós, as lideranças de nossas Unidades Organizacionais (Magistrados, Diretores, Supervisores e Oficiais de Gabinete), precisamos manter acesa nossa chama interior e contagiar nossas Equipes, criando o futuro, transformando sonhos em realidade, em benefício de toda a sociedade.
Parece irreal? Posso garantir que é possível!  Cuide de suas motivações, invista na gestão de pessoas e constate a progressão geométrica dos resultados positivos.
A liderança estusiasmada, motivada e comprometida com um ambiente de trabalho saudável, com o compartilhamento de ideias e com o desenvolvimento da Equipe alimenta a chama que contagia e faz acontecer.
Se você deseja uma nova realidade para sua Unidade e para nossa Instituição, analise a fundo suas motivações.  Faça um tour interior e encontre seus porquês e cuide das pessoas que estão sob a sua liderança, para que cada uma também encontre seu valor e sua luz.
Sinceramente, desejo que você consiga iluminar o seu metro quadrado e, assim, lançar luzes ao seu redor!

Abçs

Luciana Elmor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s