CUIDADO COM A APATIA!

 
“O segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas ainda encontrar o motivo para viver” Dostoievski  
 

 
Observando equipes de trabalho não raro concluímos que, mesmo entre aquelas bem sucedidas, ocorrem períodos de apatia  ou acomodação, requerendo da liderança ações que possam provocar mudanças e dinamismo.
 
Se na sua equipe de trabalho não se percebe aquele brilho no olhar ou a vontade de fazer a diferença,  a apatia ou a acomodação podem estar dominando.
 
Geralmente a apatia  acontece quando não há compartilhamento de objetivos e metas, feedback ou reconhecimento.  Nesse contexto,  o indivíduo desconhece o que se espera dele ou qual resultado será considerado ideal, acreditando que sua contribuição não faz qualquer diferença  naquela Unidade.
 
A acomodação, a seu turno, ocorre até mesmo entre aqueles indivíduos que já se destacaram na equipe, mas por ausência de estímulo ou reconhecimento, passaram a acreditar que não compensa fazer a diferença ou ainda, nas equipes de sucesso quando se acredita já ser o bastante, carecendo doe estabelecimento de novos paradigmas.
 
Um antigo ditado popular afirma que só é duradouro o que se renova todos os dias e, nesse sentido, às lideranças incumbe  propor desafios mantendo a equipe longe da zona de conforto, acenando com novos objetivos e metas ou novos métodos de trabalho.
 
Segundo Maria Inês Felippe, “para garantir a motivação, é preciso outros estímulos, como integração social, valorização pessoal e profissional. Isso será possível através de treinamento que propicie seu desenvolvimento, a aquisição de novos desafios, possibilidade de criação de novos métodos de trabalho, serviços, produtos, etc.
 
A referida autora sugere algumas estratégias a seguir elencadas :
  • Estabeleça metas claras e atingíveis. Pouco adianta uma meta inatingível, ou facilmente atingível, no lugar de incentivar gera frustração, elas deverão ser desafiadora;
  • Divulgue a todos– Estabeleça a regra do jogo para todos , não importa quantas pessoas participam do programa, e possibilite meios de atingir as metas. Estimule a criação de slogans, campanhas, etc;
  • Propicie condições físicas, tecnológicas, materiais e psicológicas para a conquista;
  • Envolva– Há metas que abrange somente um departamento, outras vários, ou até a empresa toda;
  • Propicie um clima interno de incentivo– Por intermédio de quadro de aviso, intranet, lembretes, exemplos: se o primeiro classificado for ganhar uma viajem para uma cidade de praia, poderá colocar fotos da praia, pessoas se divertindo, no quadro, música do lugar, bonés do local, etc;
  • Distribua prêmios adequadamente– Saiba que existem pessoas que possibilitaram para que outros atinjam a meta, pois há trabalhadores que não são notados: ex. auxiliares, secretárias, etc;
  • Comemore– Formalize o acontecimento através de um jantar, uma festa, reunião comemorativa, etc.
Então, se não houver motivação em sua equipe, estimule.  Se não houver vontade de fazer a diferença, fomente. 
 
Apatia não tem lugar quando as lideranças estão atentas. Se não houver vento, reme!
 
Abraços e até a próxima! 
 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s