DESENVOLVER PARA TRANSFORMAR

As organizações a todo tempo buscam inovações tecnológicas e novos recursos estruturais que possam garantir a sobrevivência no mercado veloz e dinâmico em que se inserem, como se tais medidas tivessem o condão de transformar seus resultados.
Nesse sentido, é preciso refletir sobre questões essenciais aos processos de trabalho nas equipes, buscando compreender o que de fato é capaz de transformar a realidade das unidades organizacionais, gerando mais qualidade no ambiente e melhores resultados.
Os investimentos estruturais realizados pelas organizações representam a possibilidade material das equipes realizarem suas atividades, mas desacompanhados das estratégias de gestão de pessoas muito pouco influenciarão os resultados em função de uma única verdade: são as pessoas que constroem os resultados e não os recursos materiais ou tecnológicos. 
Então, por que há tanta resistência na priorização das pessoas nas equipes?  Preconceito , desconhecimento ou equívoco na eleição das estratégias, o certo é que tal postura custa muito caro à produtividade e à qualidade do clima corporativo, acarretando uma série de inconvenientes que acabam por desperdiçar  os recursos e a imagem da organização.
O investimento nas pessoas, ao contrário, produzirá motivação, comprometimento e superação, ainda que os recursos tecnológicos e materiais deixem a desejar, simplesmente porque a sinergia multiplica os esforços, garantindo felicidade e produtividade no trabalho.
Dentre as diversas estratégias disponíveis a educação corporativa é a que se apresenta de forma mais essencial e promissora porque garante o desenvolvimento dos indivíduos e da equipe, empoderando-os com novos paradigmas e metas, sem abandonar os princípios e valores comuns.
Através da educação corporativa os integrantes das equipes se desenvolvem, renovam seus compromissos com a organização, constroem ou ratificam significados e fazem a diferença em suas unidades, contribuindo para a transformação dos resultados e, especialmente para a manutenção de um clima corporativo saudável e motivador.
A verdadeira liderança prioriza o desenvolvimento de pessoas e, pessoas capacitadas possuem um alto nível de motivação e comprometimento fazendo a diferença na consecução dos objetivos das unidades organizacionais.  
Você sonha com a transformação da sua equipe?  Deseja um mundo novo? Invista nas pessoas. conheça as aspirações e projetos das pessoas que compõem sua unidade.  Estude suas habilidades e dificuldades.  Trace estratégias de desenvolvimento individualizadas e estimule a cooperação e o compartilhamento.  Os resultados virão e serão surpreendentes.
Eu tenho uma história de 21 anos com a minha Instituição que garante estas afirmações, mas diariamente procuro renovar meus propósitos para que eles não envelheçam. 
Abçs e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s