A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA


Dentre todas as responsabilidades atribuídas aos líderes desponta o desenvolvimento das pessoas que compõem as equipes e isso significa muito mais do que apenas auxiliá-las a adquirir habilidades profissionais, pois o desafio comporta também ajudá-las a se tornarem pessoas melhores, e não apenas bons profissionais. Os verdadeiros líderes potencializam seus liderados, promovendo crescimento pessoal e coletivo gerando crescimento para a organização.

Nos líderes transformadores observamos também a disposição de assumir riscos, o desejo apaixonado de fazer diferença, o inconformismo com a realidade, a assunção de responsabilidades ao invés da adoção de justificativas e a habilidade de enxergar as possibilidades em uma situação onde outros só conseguem ver dificuldades.

O autor Paulo Gaudêncio define a essência da liderança ao afirmar que “ O líder sabe o que quer. Ele tem um sonho.  O líder quer o que sabe. Para ele, o importante é a concretização do sonho, não a glória de fazê-lo. Por isso ele compromete os outros com seu sonho, de tal forma que, depois de algum tempo, as pessoas estarão atrás do sonho, não mais do líder. 

John C. Maxwell afirma que o “líder possui Capacidade de adaptação: ajustam-se rapidamente às mudanças.  Discernimento: compreendem quais são as questões mais importantes. Perspectiva: enxergam além do ponto em que estão. Comunicação: interagem com as pessoas de todos os níveis da organização. Segurança: confiam no que são, e não no cargo que ocupam. Disposição para servir: fazem o que for necessário. Iniciativa: encontram maneiras criativas de fazer as coisas acontecerem. Maturidade: colocam a equipe em primeiro lugar. Persistência: mantêm consistência em termos de caráter e competência a longo prazo.  Confiabilidade: são dignos de confiança naquilo que é mais importante. A liderança não se desenvolve de uma hora para outra, exige perseverança e um pequeno progresso a cada dia”.

Das argumentações destes dois grandes referenciais quando o tema é liderança, percebemos que algumas das principais características e ações identificadas nos líderes são:

A) Relacionamento: Líderes conhecem as habilidades de cada um de seus colaboradores, os limites, seus pontos fortes e fracos, seus motivos e necessidades. Entende o que se passa com cada um dos liderados e compreende como pode motivar e alocar cada um dentro dos processos de trabalho de forma a produzir bem-estar  e o melhor do seu potencial.

“Estou convencido de que a afetividade é o verdadeiro cimento das nossas instituições e se manifesta na forma de companheirismo e amizade. ” (Paulo Gaudêncio)

Passamos a maior parte de nosso dia útil na Instituição/Organização e o líder é responsável pelo entrosamento dos membros da equipe. Os integrantes precisam trabalhar em conexão com os demais parceiros de equipe, contribuindo com suas habilidades, em um ambiente marcado por respeito e valorização.

B) Saber ouvir
O líder precisa ter uma grande capacidade para entender e conhecer seus liderados, suas opiniões e ideias e, para isso, precisa parar de falar e ouvir atentamente.  Ouvir antes e falar depois. Concentrar-se em quem está falando e naquilo que está sendo dito, sem interrupções.

C) Humildade intelectual
O verdadeiro líder possui humildade intelectual.  Sabe que não sabe tudo.  Sabe que o outro sabe coisas que ele não sabe e que juntos podem saber muito mais. Não se comporta como o dono da verdade e aprende com outras opiniões. 

D) Autoconhecimento
É o conhecimento que o líder tem sobre si mesmo, como lida com as dificuldades e de que forma utiliza os pontos fortes a seu favor. Está ligado a autoconfiança que torna possível o desenvolvimento humano, agir e transformar.

E) Confiança
O líder deve buscar a confiança na sua equipe, mas antes de qualquer coisa, precisa ser confiável, digno de crédito e sincero. Como líder, não deve esperar a lealdade dos outros antes de construir um relacionamento e conquistar confiança dos demais parceiros de equipe.  Age com integridade e coerência.  Cumpre com o que promete.

F) Coragem
Segundo Paulo Gaudêncio “A primeira característica emocional do líder é a coragem, necessária, sobretudo, no processo decisório. ” É preciso buscar o novo, ceder e negociar em prol de um ambiente corporativo leve e saudável.

G) Delegação
O líder vê na delegação uma forma de viabilizar a execução das metas considerando as habilidades e possibilidades existentes na equipe. Treinar e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, medir, identificar erros, recomeçar.

H) Comunicação
Componente vital de toda Instituição/Organização, uma boa comunicação gera confiança e respeito. Estimula a troca de informações, transparência nas decisões, feedbacks, regras/condições  claras e respeito às diferenças.

I) Feedback
Todos precisamos de feedback. Em todas as áreas existe a necessidade de obter um retorno relatando se o trabalho está de acordo com o desejado e opiniões em como pode ser melhorado. É um bom momento para o líder conhecer melhor os pontos fortes e fracos da sua equipe e ouvir opiniões sobre o próprio desempenho.

J) Compromisso com autodesenvolvimento
A partir do momento em que você parar de aprender, também irá parar de liderar. Para liderar, precisa aprender continuamente e isso significa compartilhar o seu conhecimento, influenciando positivamente os subordinados. 

E então?  Quais são seus planos de desenvolvimento?  O que você almeja? Que tipo de líder você é? Que líder você pretende ser? Qualquer que seja sua resposta, comece a trabalhar para que seus objetivos se concretizem e o universo irá conspirar em seu favor.

Abçs e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s