POR QUE AS MUDANÇAS NOS ASSUSTAM?

 
Segundo a Teoria de Maslow, uma das necessidades básicas do ser humano, no mundo conturbado que vivemos, é a de ter segurança, razão pela qual procuramos de todas as formas fugir do novo, dos perigos e almejamos por abrigo, proteção, estabilidade, fato que evidencia a dificuldade de vivenciar processos de mudança.

Mas, afinal, por que as mudanças nos assustam? 
Os processos de mudança nos causam ansiedade por nos retirarem de nossa zona de conforto, nos lançando muitas vezes na direção do desconhecido. E quando estamos diante de novas situações, nossos velhos métodos quase sempre não têm potencial para suprir as novas necessidades, exigindo novas posturas e incertezas.

Ocorre que as mudanças são uma constante em nossas relações sociais, profissionais e familiares,  nos exigindo maturidade e flexibilidade para fazer frente aos novos desafios. Nesse sentido, precisamos adotar uma postura menos refratária, abrir o coração e a mente para compreender a realidade atual, lançar mão de novos recursos e obter os resultados almejados.

Se, ao contrário, nos  fecharmos em nossos velhos paradigmas e insistirmos em resolver novos desafios com métodos antigos e já ultrapassados, empobrecemos nossas possibilidades e por consequência, também nossos resultados. E nesse momento é importante lembrar que enfrentar mudanças, compartilhando as expectativas e ansiedades com outros líderes e com as equipes, estimula a construção de laços mais fortes entre as pessoas, maior comprometimento com objetivos e metas, facilitando a adoção de novos paradigmas.

A sensação de desconforto inicial, causada pela abandono da zona de segurança, oportunizará a construção de uma nova visão sobre os trabalhos desenvolvidos e o atingimento de resultados maiores e mais qualificados, desde que tenhamos coragem para abrir mão de nossas certezas e ousemos arriscar novas ideias e adotar novos paradigmas.

As mudanças fazem parte da nossa vida.  Não estamos prontos. Nunca estaremos prontos e acabados.  Estamos nos aprimorando a todo tempo e, assim, os processos de mudança representam oportunidades, através das quais cada um de nós, diante de novos desafios, pode lançar mão de novos métodos, novas ideias, novos parâmetros e realizar resultados surpreendentes.  

Você tem medo das mudanças?  Segundo Ralph Waldo Emerson, “se você não tentar algo além daquilo que você já domina, você nunca vai crescer.” Então, enfrente seus medos, busque novos métodos, considere novas ideias, seja feliz e jamais pare de crescer!

Até a próxima postagem!

Carpe diem!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s