POR QUE INVESTIR NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS?

Modelo de gestão que visa conferir celeridade aos processos de trabalho adotado pelo STJ que concorre ao Prêmio Innovare 2016, reafirma a importância do desenvolvimento e qualificação permanente dos servidores.  A matéria publicada hoje em jornal de grande circulação no país evidencia a grandiosidade do alcance das ações de desenvolvimento institucionais.

Ao contrário do muitos acreditam, o investimento em estrutura tecnológica e de material não possui o condão de produzir os resultados almejados, vez que é preciso investir ainda mais na qualificação das pessoas que irão operar tais recursos, sem as quais é impossível realizar as metas e objetivos institucionais.

O dinamismo da sociedade atual, associado à escassez de recursos para a Educação Corporativa levam, não raro, à obsolescência de nossos paradigmas, ao represamento e atraso na execução dos serviços que prestamos à sociedade.  A redução de estratégias educacionais voltadas para o desenvolvimento dos servidores se mostra como fator de desmotivação, ampliando o fosso existente entre o desempenho desejado e aquele alcançado pelas equipes de trabalho.

As pessoas é que fazem a diferença, devendo ser priorizadas acima dos recursos tecnológicos e materiais.  Nesse sentido, o desenvolvimento eficaz muda as pessoas e as pessoas mudam as instituições.  Compreender isso pode fazer toda a diferença para as instituições.  Entender quais são os desafios a serem enfrentados, quais as ameaças a serem superadas e, quais são as nossas oportunidades e potencialidades nos permitirá traçar estratégias de desenvolvimento realistas, voltadas para as lacunas de desempenho verificadas, capazes de transformar as pessoas, as quais irão fazer a diferença, revolucionando os resultados.

Assim, investir no desenvolvimento das pessoas, além de representar estratégia de alavancagem de resultados por promover aprimoramento de suas habilidades, também gera valorização, comprometimento e motivação dentro das equipes de trabalho, transformando para sempre todos os envolvidos.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”   Paulo Freire

Abçs e até breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s