OS DESAFIOS DA MUDANÇA

Há algum tempo atrás, em um grande auditório, enquanto aguardava o início da palestra sobre equipes inovadoras, em meio a centenas de pessoas interessadas na experiência  e visão do palestrante, percebi a presença de um velho conhecido, líder de uma equipe muito respeitada pelos aspectos produtividade e qualidade no trabalho.  Imediatamente me ocorreram pensamentos curiosos sobre o porquê de seu interesse no tema da fala aguardada, vez que o mesmo, na opinião de muitos, já possuía as habilidades objeto do evento que se avizinhava, eis que já liderava uma equipe exitosa.
Você já esteve ou está nessa situação?  Acredita que “não se mexe em times que estão vencendo”? Crê que seus métodos de trabalhos são Então, serei obrigada a dizer-lhe que está profundamente equivocado.
Nenhum modelo, paradigma ou sistema de gestão de sucesso se perpetuará.  Sua continuidade dependerá da capacidade de observar, medir, corrigir e reinventar seu metro quadrado.  Nada é tão bom que não possa ser melhorado à partir de uma observação cuidadosa.
Então, comprometa-se com o novo.  Diariamente questione seus modelos. Abandone a postura de sabe-tudo. Troque conhecimento e experiência com outros colegas.  Procure seus pares.  Amplie sua capacidade de comunicação.  Ouça mais e fale menos.  Permita que todos os membros da equipe se expressem sobre questões coletivas.  Muitas vezes as soluções são simples e se revelam através daqueles de quem menos de espera.
Nossos métodos de trabalho envelhecem e antes que estejam inadequados precisam ser substituídos por novos métodos, capazes de fazer frente às mudanças pelas quais as Organizações passam incessantemente e isso não significa que precisamos inventá-los.  Muitas vezes eles já estão funcionando em outras equipes ou Organizações e basta que os adotemos.
Para que possamos obter novos, precisamos abrir mão dos velhos modelos, sem que para isso precisemos nos descaracterizar ou perder a nossa essência.  Nossos princípios e valores permanecem, mas passamos a nos valer de novas estratégias para atingir às metas estabelecidas.
O mundo muda a todo tempo.  Nossa capacidade de adaptação e renovação precisa acompanhar esse dinamismo, sob pena de perecimento.
Você vai ficar parado?   Aproprie-se da mudança!  Renove-se!
Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s